#961BeerBr
#brewedwithattitude
Dicas de Harmonização
No mundo da cerveja não há regras gravadas em pedra, tais como "Vinho branco, peixe brano" ou "Vinho tinto, carne vermelha". Considerando que há tanta variedade de cerveja quanto há de comida, as combinações são infindáveis. Mesmo assim, há certas cervejas que complementam ou brindam a comida melhor do que outras. Devido às numerosas características diferentes da cerveja, é possível encontrar a cerveja que melhor ampliará sua experiência gastronômica.
A coisa mais importante ao combinar cerveja e comida é o equilíbrio.
Quanto mais forte a cerveja, mais consistente deve ser a refeição. Se o IBU da cerveja é alto, você sentirá menos gosto. Isto ocorre porque o amargor deixa as papilas gustativas temporariamente adormecidas. Então, nunca inicie uma refeição com uma cerveja demasiadamente amarga.
Cervejas fortes intensificam o sabor em comidas apimentadas.
É a carbonação da cerveja que "limpa" o palato da língua. A cerveja limpa o palato depois de se comer um bom bocado de uma comida que deixe um sabor forte na boca. Portanto, se você tomar um golinho de cerveja após cada bocado de comida, cada nova mordida será tão cheia de sabor quanto a primeira.
Algumas pessoas sugerem escolher cervejas que tenham afinidades semelhantes com a comida a ser saboreada. Doce com doce, azeda com azeda, etc.
A acidez corta a gordura.
Combine a intensidade da cerveja com a intensidade dos sabores da comida a ser saboreada. Beba cervejas leves com refeições leves, e cervejas fortes com refeições pesadas. Assim, os sabores tanto da bebida quando da comida poderão ser plenamente apreciados.
Combine sua cerveja com a estação do ano. Beba cervejas leves e refrescantes durante os meses mais quentes, e cervejas mais pesadas e tostadas com alto teor alcoólico nos meses mais frios.
Beba cervejas que acentuem os sabores da comida. Por exemplo, frutas e chocolate combinam muito bem, então escolha uma Porter para a sobremesa.
Experimente! As possibilidades de combinações são infinitas. O senso de gosto ou sabor é puramente subjetivo, então descubra o que combina com você.