#961BeerBr
#brewedwithattitude
Como apreciar a cerveja

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player


A primeira coisa que alguém nota na cerveja é sua aparência. Pare por alguns momentos para examinar de fato a cerveja. Coloque a cerveja na sua frente e observe sua cor, claridade e carbonação. Nem todas as cervejas devem ser clarinhas.

Gire a cerveja dentro do copo para trazer à tona os aromas e estimular a carbonação.

Depois de girar a cerveja, sinta seu aroma profundamente. Dois terços do sabor tem base no aroma. Para obter o máximo de sabor, coloque seu nariz na beirada do copo e aspire as essências com a boca aberta. Tente separar o aroma em partes e identificar os cheiros individuais. Lembre-se de girar a cerveja no copo cada vez que for sentir seu cheiro.

Agora prove a cerveja. Primeiro, dê um golinho pequeno, e deixe que passeie dentro de sua boca um pouquinho. Não engula imediatamente. Observe a consistência do corpo e da carbonação da cerveja. Tente perceber os diferentes gostos que incluem doce, azedo, salgado e amargo.

Por fim, engula. Os bons bebedores de cerveja buscam a força do amargor, que é detectado pela parte de trás da língua. Diferentemente do que ocorre com o vinho, beber é necessário para de fato sentir o gosto da cerveja.